3 dicas de terminal para engenheiros de dados

DP6 Team
Blog DP6
Published in
4 min readMay 18, 2022

--

Quando o assunto é terminal não tem como deixar de lado a rivalidade entre usuários do Windows vs GNU/Linux, quem me conhece sabe que sou fã do Linux como sistema operacional padrão para a maioria dos ambientes de desenvolvimento de software, mas não estou aqui para falar qual SO é melhor, pois a resposta é um grande depende.

Descrição da imagem: imagem demonstrando a comparação dos sistemas operacionais GNU/Linux e Windows, sendo o logo do GNU/Linux a esquerda e o logo do Windows a direita.

Após muitos anos trabalhando com o Linux em servidores, desenvolvendo aplicações e shell script, hoje considero a combinação Windows + WSL (Windows Subsystem for Linux) como o melhor ambiente corporativo para trabalho, pois proporciona o melhor dos dois mundos, usabilidade e governança empresarial do Windows combinada com a desempenho e facilidade do Linux.

Essa recomendação só está acontecendo devido à mudança de postura da Microsoft que passou a apoiar mais as iniciativas open sources, a maior evidência dessa nova visão da empresa é a famosa foto de 2014, onde Satya Nadella fala que a Microsoft ama o Linux, essa é uma imagem:

Descrição da imagem: foto de 2014 do CEO da Microsoft Satya Nadella na frente de um slide de fundo azul com a mensagem “Microsoft loves Linux”.

Mais de 7 anos se passaram desde a fala de Nadella, nesse período software, hardware e regulamentações passaram por grandes evoluções que dão embasamento para recomendação do uso do Windows + WSL, como:

  1. Poder computacional: hoje um computador com 16GB de memória RAM e bom processador não é mais luxo para os profissionais de TI, o setup básico de muitas empresas, logo o maior desempenho do Linux em relação ao Windows acaba não fazendo tanta diferença no dia a dia;
  2. Usabilidade: é um item polêmico, pois o Linux tem suas vantagens, mas como o Windows é o sistema de entrada da maioria dos usuários e permite instalar melhores jogos é o vencedor;
  3. Governança e proteção de dados: com a chegada da GDPR e LGDP as empresas cada vez mais estão buscando meios de aumentar o nível de segurança corporativa nos equipamentos de trabalho dos usuários, é aqui que o Windows tem uma grande vantagem devido à abundância de ferramentas de governança disponíveis no mercado e facilidade de implementação.

Considerando os três itens acima, a utilização do Windows + WSL é ótima, pois é possível obter um nível de governança eficiente sem onerar excessivamente o engenheiro de dados ou programador que precisa de uma certa autonomia na máquina, para ter melhor desempenho no trabalho.

Já falei muito da minha recomendação, mas antes de entrar nas dicas técnicas, notam que não falei do Mac OS? Então, também, já trabalhei com Mac por 1 ano e meio, mas não o considerei porque o custo aqui no Brasil é assustador e no final eu prefiro o Linux em relação ao Mac.

Vamos para as dicas!

  1. Usem Windows + WSL sempre que possível, a configuração é bem simples basta ter acesso de administrador.
    Instalação: A versão atual é o WSL 2, para instalar é só seguir a documentação oficial clicando aqui, ou então o tutorial criado pelo meu colega Cadu “Como configura o WSL”.
  2. Aprenda o básico de Linux para executar comandos pelo CLI e desenvolver scripts, o material de estudo que recomendo é o guia foca linux.
  3. Use a linguagem shell script para automatizar processos repetitivos.

Comandos que você precisa saber:

Comandos úteis:

O foco do artigo foi apresentar um pouquinho do ambiente de trabalho usado pelos engenheiros de dados da DP6, esse ambiente está em constante evolução, se gostou e quer conhecer um pouco mais, temos vagas! Venha evoluir o ambiente conosco.

Perfil do Autor: Joaquim Neto | Formado em Ciência da Computação na USJT, é certificado na LGPD, GDPR e ISO27001, atua como engenheiro de dados na DP6 e possui 8 anos de experiência na criação de arquitetura de software.

Tem alguma dúvida sobre marketing digital?

Conheça o #DP6Responde. Você pode trazer todas as suas dúvidas e nós responderemos para você em formato de vídeo. Nosso time de especialistas é formado por profissionais com trajetórias fora da curva e que estão preparados para informar tudo o que você sempre quis saber sobre a cultura data-driven.

Clique aqui e envie sua pergunta para os nossos especialistas.

Outros canais da DP6

contato@dp6.com.br
Site:
https://www.dp6.com.br

DP6 News: https://info.dp6.com.br/dp6-news

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/dp6

Instagram: @insta_dp6
Facebook: https://www.facebook.com/dp6.com.br

Podcast: https://anchor.fm/podcastdp6

YouTube: https://www.youtube.com/c/DP6br/videos

Projetos Open Source: https://dp6.github.io

--

--