A governança e gestão da Inovação na DP6 — Série Inovação parte III

DP6 Team
Blog DP6
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6 min readMar 26, 2021

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No segundo post da Série Inovação abordamos sobre a cultura de inovação na DP6, onde falamos sobre nossos pilares e como disseminamos este tema na companhia. Neste post aprofundaremos em nossa gestão e modelo de trabalho para conseguirmos alavancar a cultura de inovação e assim contribuir com o avanço do tema no mercado de Marketing Digital, introduzido no primeiro post.

A DP6 tenta incluir uma cultura de inovação há muitos anos, porém entendemos que a maneira como fazíamos a gestão não era eficaz, os recursos que dedicávamos às inovações não eram utilizados da melhor forma, como por exemplo o uso de horas dos nossos colaboradores, assim como também o incentivo da aplicação das inovações em nossos serviços era muito centralizado.

Visto este cenário, as gestoras e os gestores da DP6 trabalharam em criar um modelo estratégico de trabalho focado nos 4 pilares, comentado no post anterior: Intra-empreendedorismo, Open Innovation, Cooperação Universidade-Empresa e Parcerias estratégicas. Sendo o pilar de Intra-empreendedorismo o responsável pela gestão tática e operacional dos nossos projetos de inovação. Esta gestão é realizada pelo nosso Centro de Inovação (CI) que, apesar do nome, não é um centro de P&D, aqueles modelos clássicos com um grupo pequeno e restrito de pessoas responsáveis por inovar, mas sim é um modelo de gestão e governança das inovações, guiado por líderes de Produtos de Engenharia e Ciência de Dados além de Consultores de Negócios e Gerentes de Projetos com o intuito de gerar maior valor agregado em nossas entregas para nossos clientes através das inovações e possibilitar assim a democratização dos recursos de inovação para que todos possam aplicar suas ideias e desenvolver soluções internas e para o mercado.

Atualmente o CI administra a governança de mais de 25 iniciativas (ativas) e conta com a participação de cerca de 70% do nosso time operacional no desenvolvimento desses projetos. E para realizar esse gerenciamento com eficiência, nosso modelo de trabalho possui 3 principais etapas:

  • Captação de ideias
  • Produção e Acompanhamento
  • Entregas

Vamos aos detalhes de cada uma:

Captação de ideias

Temos basicamente duas formas de captar ideias dentro do nosso processo: necessidade identificada dentro dos projetos diretamente ligados aos nossos clientes, ou seja, alguma oportunidade de melhorar nossos produtos e serviços; e ouvir nosso time de colaboradores, aqui não ficamos presos somente às melhorias relacionadas aos serviços da DP6, mas qualquer aperfeiçoamento nos processos internos da companhia como os relacionados ao shared services.

Após a captura destas ideias, o CI realiza uma pré-triagem identificando as melhores oportunidades que podem gerar um impacto nos nossos clientes ou internamente na DP6. E em um fórum mensal junto aos líderes técnicos responsáveis pela gestão do portfólio de serviços da DP6 é estabelecido quais ideias estão aptas para receber investimento necessário, finalizando a triagem. Neste mesmo fórum, é realizada a priorização das iniciativas a serem desenvolvidas, levando em consideração o impacto nos clientes, o esforço técnico de desenvolvimento e o investimento financeiro. Uma vez priorizadas as iniciativas são preparadas para o desenvolvimento, o CI apoia a idealizadora ou o idealizador na construção de um roadmap, identifica os perfis ideais para o desenvolvimento da mesma e os recursos tecnológicos necessários.

Produção e Acompanhamento

Após a preparação das iniciativas, iniciamos a fase de produção e acompanhamento e para isso uma das funções da governança do CI é gerenciar os recursos necessários para o desenvolvimento das iniciativas. Um desses recursos é a alocação mensal de horas dos colaboradores da DP6, conciliando as necessidades que as iniciativas requerem com o aperfeiçoamento que cada colaborador precisa desenvolver, seja em liderar a iniciativa ou atuar com o desenvolvimento operacional, destinando assim 20% do seu tempo para a construção e manutenção das iniciativas. Outro recurso gerenciado pelo CI, é a disponibilização de incentivo como budgets em clouds e ambientes sanding box para testes avançados. Também oferecemos apoio técnico que atua pontualmente nas iniciativas de forma consultiva direcionando e orientando com atuações mais complexas.

Além disso, temos rotinas de acompanhamento junto aos líderes das iniciativas para identificar necessidades de mais recursos, como alocação de mais horas de colaboradores ou realizar a troca de perfil para um que se adeque mais ao momento da iniciativa e do colaborador. A governança do CI realiza a gestão tática e operacional das 25 iniciativas através de uma ferramenta de gestão, com ela é possível acompanhar o roadmap de todas as iniciativas, suas fases e a finalização dos MVP’s para que assim seja possível o uso da solução.

Entregas

A partir do momento que uma iniciativa já está pronta para ser aplicada em algum serviço da DP6, validamos com os líderes de Produtos a aplicabilidade da inovação e identificamos junto aos líderes de Projetos quais clientes se beneficiariam com o uso da mesma. Além da atuação junto aos líderes de Projetos, utilizamos fóruns mensais para compartilhar as novidades do CI que foram ou que já podem ser utilizadas no dia a dia dos colaboradores, possibilitando assim a aplicação em projetos diretamente relacionados aos nossos clientes. Nestes fóruns, podemos contar com uma atuação colaborativa com trocas de experiências multiplicando nossas ideias e soluções, contribuindo ainda mais para a evolução das iniciativas.

Com as iniciativas já em uso, chega o momento de avaliar o retorno destes investimentos, seja através de redução de esforço operacional, ou a resolução de uma defasagem tecnológica ou ainda uma economia financeira. A DP6 participa desde 2018, quando o CI foi criado, de uma iniciativa do Governo Federal chamada Lei do Bem, em que é possível realizar o abatimento fiscal baseado no investimento em Inovação Tecnológica, através deste abatimento conseguimos desenvolver ainda mais inovação na empresa.

Em 2020, foram 37 projetos de inovações e mais de 5.300 horas trabalhadas para desenvolvê-las, resultando em iniciativas como:

  • Disponibilização de dados real-time — 3 clientes de varejo utilizaram na Black Friday;
  • Projeto para ativação de dados em mídia — ativo em 2 clientes;
  • Data Quality — 4 clientes utilizando atualmente;

Dentre os valores da DP6, acreditamos muito na cultura de compartilhamento de informação, por isso o pilar de Open Innovation, além de contribuir com o mercado através de Meetups e Podcasts, agora está disponibilizando para a comunidade tecnológica nossas iniciativas open source e você pode acessar nosso repositório de soluções em nosso github. Este tema é tão relevante para nós que será tratado no nosso próximo e último post da série de inovação.

Através deste modelo de trabalho, a DP6 consegue evoluir continuamente com a cultura de inovação na companhia alinhado com nossos objetivos estratégicos, se destacando por um dos nossos valores, o “pioneirismo e inovação” em que acreditamos que o impossível não existe e que são as novas ideias que solucionam os velhos problemas. Possibilitando assim oferecer aos nossos clientes o que há de melhor e vanguardista no mercado de marketing digital para se desenvolver cada vez mais na cultura data-driven.

Livia Maeda | Coordenadora de Business Analytics e Inovação da DP6, formada em Estatística pela Unicamp, atua há mais de 10 anos na área de Marketing Digital e Analytics atendendo diversos mercados como varejo, financeiro, aviação, entre outros.

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