Cultura da inovação na DP6 — Série Inovação parte II

DP6 Team
Blog DP6
Published in
6 min readFeb 26, 2021

--

Dando continuidade a nossa série de posts sobre inovação (veja o primeiro post aqui), falaremos hoje como a DP6 enxerga e trabalha esse tema, e os passos para a criação de uma cultura de inovação dentro da empresa.

Inovação é um tópico estratégico e que traz diferenciais competitivos para o nosso mercado de atuação, onde estamos em constante crescimento de negócios, evolução tecnológica, metodologias e consequentemente, adaptação dos produtos e serviços de nosso portfólio. Portanto, para manter um diferencial em relação a nossos concorrentes e principalmente atender as necessidades de negócios de nossos clientes, a DP6 está em constante evolução nos processos e modelos de gestão focadas na manutenção e evolução das iniciativas de inovação por toda a organização.

Atualmente a DP6 tem um modelo estratégico de inovação baseado em 4 grandes pilares:

  • Intra-empreendedorismo: Pilar responsável pela gestão tática e operacional dos projetos de inovação disruptivos que são desenvolvidos na DP6. Esses projetos possuem um processo de alocação mensal de horas de colaboradores para desenvolvimento e manutenção de iniciativas inovadoras, possuindo todos os recursos necessários para atingir os objetivos e cronogramas criados para cada um destes projetos. É neste pilar que a empresa realiza a gestão completa das iniciativas em andamento e novas ideias com potencial de agregar valor em nossos clientes. Através de um processo captação de idéias, triagem e acompanhamento, os idealizadores são envolvidos nas discussões e até mesmo participam da construção das iniciativas que forem consideradas apropriadas para o investimento. Este crivo acontece em um fórum de líderes da empresa focados na gestão do portfólio de serviços da DP6, dentro de uma rotina mensal. As iniciativas que não passam deste crivo são descontinuadas, porém as pessoas que idealizaram são incentivadas a participar de outras iniciativas que tenham fit com o plano de desenvolvimento individual do colaborador e com os serviços da DP6.
  • Open Innovation: Modelo de organização e gestão para o conjunto de iniciativas com objetivo de conectar a DP6 com o mercado, abrindo um caminho de entradas e saídas de colaboração para inovação. Nessa frente, temos algumas iniciativas frequentemente utilizadas em diversos mercados, como Open Sourcing, abrindo a contribuição e recebimento de expertise à comunidades, além da elaboração de Meetups e Podcasts para contribuir com o mercado através da visão da DP6, gerando possíveis oportunidades de negócios ou caça à talentos.
  • Cooperação Universidade-Empresa: Tem o foco na busca e manutenção por parcerias em polos acadêmicos ou empresariais, através de incentivos e bolsas de estudo, para potencializar a inovação em produtos disruptivos que necessitam de um alto investimento de tempo e expertise para que a DP6 tenha constantemente produtos a frente do mercado para oferecer aos seus clientes.
  • Parcerias estratégicas: Gestão da prática de parcerias empresariais da DP6 com players do mercado de marketing digital que ofereçam soluções inovadoras aos nossos clientes que, por consequência, trará à DP6 um aumento de alternativas para atender às constantes evoluções de necessidades de nossos clientes.

Os pilares citados são potencializados por diversas iniciativas e benefícios proporcionados pela DP6 aos seus colaboradores, fomentando assim uma cultura inovativa. Dentre essas práticas podemos citar a utilização de 20% do tempo de todos os colaboradores destinados a inovação, o programa de Educação Continuada que proporciona subsídios à cursos e bolsas de estudo, os critérios de avaliação de performance individual atrelados à inovação e por último e não menos importante, os valores da empresa relacionados à “pioneirismo e inovação” e “colaboração e cooperação”. O conjunto dessas práticas e valores, fomentam a cultura esperada por todas as áreas da empresa, gerando iniciativas pontuais e a longo prazo que impactam diretamente na evolução dos produtos e serviços da DP6.

Com essa cultura estabelecida, os colaboradores da DP6 utilizam os processos estabelecidos pelo pilar de Intra-empreendedorismo para praticar ações contínuas de inovações dentro de suas rotinas, buscando utilizar sempre o mínimo de 20% do seu tempo para se dedicar à evolução do seu trabalho. Através da divisão de equipes rotativas, alocadas mensalmente, os líderes das inovações trabalham de forma contínua dentro de um roadmap traçado para a evolução de todas as iniciativas da DP6. Ainda assim, existe espaço para inovações individuais e de menores representatividades, como automações de processos manuais, POC’s de novas tecnologias dentro dos projetos e troca de experiência entre os colaboradores através de encontros semanais.

Importante ressaltar que essa cultura de compartilhamento de informação que acontece internamente nos processos da DP6 também transpassam os limites da empresa para o compartilhamento com a comunidade técnológica através da disponibilização de soluções opensource em nosso github Esse pilar é tão importante pra gente que merecerá um post exclusivo para ele, o nosso último post da série de inovação.

Dentro do pilar de Open Innovation, vamos aproveitar esse espaço para promover alguns canais da DP6. Vocês já conhecem o nosso canal da Youtube? Lá podemos encontrar os diversos Live Contents apresentados no último ano e já tivemos o primeiro deste ano, por exemplo. Destacamos o nosso queridíssimo Podcast DP6 (“Ouçam o podcast” by Jaime) lançado recentemente com muito conteúdo relevante para o mundo do Marketing Digital, e claro, como citado no parágrafo anterior algumas inovações open source como a MAM, nossa biblioteca de atribuição e o easy collect nossa lib para facilitar a implementação, a manutenção e a padronização de tags no contexto de digital analytics. O estímulo à cultura open source na DP6 têm tomado tamanha proporção que vamos dedicar um post exclusivo para ele também!

Falando sobre cooperação universidade-empresa, vale ressaltar nossa atenção para os programas de estágio, já estabelecido, nossa constante atenção para programas de fomento a pesquisa científica como o PIPE e os recentes flertes com institutos de pesquisa com tradição como o MSI — Marketing Science Institute. Sobre o pilar de parcerias estratégicas, vale ressaltar nossa proximidade com os principais players de soluções de Marketing como Google, Salesforce, Nielsen, ContentSquare, entre outros. Também estamos constantemente olhando para o mercado visando identificar soluções inovadoras existentes no mercado para pioneiramente oferecer aos nossos clientes.

A gestão destes pilares e incentivos estão ligados ao Fórum de Inovação da DP6, guiado e liderado pelo Chief Innovation Officer (CIO) e com participação de líderes estratégicos da empresa, dentre eles os Gerentes de Produtos, Data Science e Projetos. Através de encontros bimestrais, a estratégia elaborada no começo de cada ano é revisada para entender o quão adequada está com os objetivos estratégicos da DP6 para o ano vigente.

Através dessas cadeias de gestão, processos e responsabilidades, o maior objetivo é manter a continuidade e manutenção dessa cultura inovativa dentro da DP6 e para isso, um grande incentivo está atrelado ao reconhecimento das pessoas que mais contribuem para o tópico de inovação na empresa.

Vale lembrar que “Inovação” é uma competência avaliada em todos os cargos e senioridades da empresa, garantindo que esse tema não se restrinja apenas a poucos profissionais ou poucas carreiras dentro da empresa.

Autor do Post: Rafael Ennes | Formado em Ciências e Tecnologia e pós Graduado em Inteligência Artificial, atua mais de 5 anos na área de Ciência de Dados liderando equipes no desenvolvimento ponta a ponta de soluções utilizando Machine Learning. Atualmente trabalha como Gerente de Ciência de Dados na DP6, entregando soluções avançadas de Marketing Analytics para os mais variados segmentos que a DP6 atende

Nicolas Ibanheiz | Gerente de Operações e Inovação na DP6, há quase 10 anos no mercado de tecnologia e agora com atuação focado em Marketing Digital e Analytics. Formado em Gestão de TI pela FIAP, atuo há 5 anos na DP6 liderando equipes e atendendo diversos mercados.

--

--