GA4 — O futuro da ativação de mídia

DP6 Team
Blog DP6
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4 min readMay 5, 2021

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Até aqui, você já avançou muito na jornada para conhecer a nova geração do Google Analytics. Nos últimos posts, entendemos as principais diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics (GAU), descobrimos como começar a construir a nova arquitetura de coleta de dados, os cuidados na execução e validação dessa implementação e conhecemos as novas possibilidades de relatórios e análises na plataforma. Com tantas novidades na coleta, enriquecimento e análise dos dados, como fica a ativação nos nossos canais de mídia?

Sem perder de vista a importância da integração com veículos, o Google preparou alguns recursos que tornam essa nova geração ainda mais interessante para empresas que querem tornar as ações de marketing digital mais eficientes.

A seguir, vamos ver alguns dos recursos já liberados: a criação de audiências e a conexão com serviços Google.

Novas audiências mais simples e inteligentes

Criar e exportar segmentos e audiências do GA para ferramentas como o Google Ads sempre foi possível, mas no GA4 essa tarefa ficou mais fácil e inteligente. Com a renovação da arquitetura e uma interface mais simples e interativa, a nova versão permite ao usuário criar Audiências mais facilmente. Dentro da Analysis Hub, é possível criar segmentos durante a exploração dos dados, exportando facilmente esse segmento como uma Audiência, que já fica disponível nos veículos conectados.

Além disso, essas audiências ficaram mais ricas graças a duas funcionalidades: o Google Signals e as Audiências Preditivas.

Como apontamos em outros posts, a ativação do Google Signals permite que o GA4 enriqueça os dados coletados para garantir uma visão da jornada do usuário de um ponto de vista Cross Channel, usando outros dados coletados pelo Google. Sendo assim, podemos criar audiências que incluam, por exemplo, usuários que performaram uma ação de valor no app e também no site, dentro de um período específico.

Já as Audiências Preditivas usam o poder do Machine Learning para potencializar a nossa segmentação. Com elas, o Google utiliza modelos preditivos para identificar usuários com maior probabilidade de executar uma ação específica, como, por exemplo “usuários com maior potencial de conversão nos próximos 7 dias”, ou com maior chance de churn.

Esses recursos trazem uma nova camada de inteligência para a forma como enxergamos e exploramos os usuários nos nossos canais. Afinal, a melhor parte é que todas as audiências podem ser exportadas e ativadas em canais de mídia, como Google Ads, Youtube e DV360. Isso nos leva direto para a nossa próxima novidade!

Conexão com serviços de Google

Assim como a exportação de audiências, essa feature já existia no GAU, mas ganhou novidades importantes com a chegada da nova versão. No Universal Analytics, era possível conectar o GA nativamente com o Google Ads, mas ferramentas avançadas como o DV 360 (plataforma Google focada em compra programática de anúncios) tinham conexão apenas através da versão paga do GA, o Google Analytics 360.

Com o GA4, as conexões de serviços Google mais avançados ficam disponíveis gratuitamente para todos os usuários. Essa é uma mudança importante, que torna mais acessível à integração entre ferramentas poderosas de mídia e mensuração, que podem alavancar a sua próxima campanha.

Além disso, com a expectativa da chegada de uma versão enterprise, aguardamos novas integrações, como a exportação de dados para ativação através de ferramentas Salesforce e outras plataformas fora do ecossistema Google.

Os próximos passos dessa evolução

Como uma plataforma recém-lançada e ainda em desenvolvimento, tudo no GA4 é novidade e evolui constantemente. Nos últimos posts você aprendeu muito sobre os recursos lançados até aqui, mas não se engane: ainda temos muito mais para explorar com essa nova plataforma.

Aproveite os recursos já disponíveis como a conta Demo da Google Shop, a Playlist do Youtube Oficial do GA4 e a Central de Ajuda, e claro: não deixe de acompanhar o nosso blog! Estamos sempre acompanhando os novos lançamentos, e você pode se manter informado nos nossos canais.

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Perfil do autor: Kaio Farias — Formado em Publicidade e Propaganda na UFS, atua como Business Analytics Consultant na DP6 e possui 4 anos de experiência em marketing digital.

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