Google Analytics App + Web — Enhanced Ecommerce

DP6 Team
Blog DP6
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6 min readSep 18, 2020

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Continuando nossa série sobre Enhanced Ecommerce, vamos ver as novidades para Ecommerce nas novas propriedades do GA: App + Web.

O Google anunciou as propriedades App + Web em Julho de 2019, ainda em fase Beta. O objetivo desse novo tipo de propriedade é:

(…) facilitar a visualização do engajamento e performance dos usuários das plataformas digitais da sua empresa unificando a visão dos aplicativos + websites em um único local.

Resumindo, a ideia é unificar a análise dos dados de aplicativo (coletados via Firebase) e de web. Para mais detalhes, temos um post completo aqui no blog:

Quando escrevemos sobre isso (Agosto/2019), ainda não tínhamos notícias sobre como seria a implementação de Enhanced Ecommerce. Já no início desse ano tivemos novidades sobre o schema dos dados, e com isso podemos ter uma ideia de como serão os relatórios.

Muito do que vem sendo feito é uma evolução nos modelos de dados do Enhanced Ecommerce atual, principalmente no que diz respeito à implementação em aplicativos. O modelo antigo não tinha distinção entre produtos e promoções no Firebase.

Por exemplo, o evento select_content era utilizado para cliques em produtos e em promoções; os parâmetros utilizados eram todos no nível de item, e por isso era difícil distinguir no Firebase, apesar de serem enviados para o GA corretamente através do GTM.

Mas além disso, o Google aproveitou para criar novas ações e mudar algumas dimensões. Para facilitar o entendimento das novidades, vamos fazer uma comparação entre App + Web, Firebase e Universal Analytics (UA).

Dados de Ecommerce com App + Web

Ações de Ecommerce

A principal diferença nas ações é a forma como vamos medir os checkouts: ao invés de ter uma solução flexível, onde os checkout steps definem o funil de compra, agora teremos eventos pré definidos para os passos mais comuns num fluxo de checkout: view_cart, begin_checokut, add_shipping_info, add_payment_info.

Além disso, agora teremos um evento de add_to_wishlist como parte da jornada do usuário. Esse novo evento pode trazer uma forma diferente de analisar o ecommerce, como estimar quais clientes pesquisam online e compram offline (ROPO — Research Online, Purchase Offline).

* Alguns eventos e parâmetros foram marcados com “-” em firebase, pois ele permite eventos e parâmetros customizados.

Parâmetros de produtos

No que diz respeito aos parâmetros de produtos, App + Web é muito parecido com o Enhanced Ecommerce, mas com uma adição: o parâmetro discount, o que nos possibilita coletar dados do valor ou porcentagem de desconto aplicado em um produto.

Porém, vale ressaltar que as documentações de App + Web não têm nenhuma menção sobre parâmetros de escopo de produto, que são equivalentes às Dimensões Personalizadas dentro do Enhanced Ecommerce do UA. No caso do Firebase eles podem ser passados junto do objeto de produtos, mas enquanto os relatórios de Ecommerce não estão prontos, precisamos esperar para entender.

Além disso, agora temos 5 níveis separados para a dimensão de categoria do produto, enquanto no UA a dimensão Product Category (Enhanced Ecommerce) recebia as 5 divisões com um separador /, para podermos usar nas dimensões Product Category Level X.

* Os valores marcados só existiam em nível de transação, e não de produto.

Parâmetros de listas de produto

Um nível acima dos parâmetros de produtos, estes estão disponíveis para as ações de Impressão/Visualização de produtos.

Parâmetros de Checkout

Agora temos um novo parâmetro, associado com o evento add_payment_info: payment_type. No caso do UA, podíamos usar uma custom dimension ou o parâmetro option (Checkout options) nos eventos de checkout. Além disso, também perdemos o dado de checkout_step, que foi dividido em mais de um evento, o que nos dá menos liberdade para analisar o fluxo de checkout.

Parâmetros de Compra e Reembolso

Nesse caso os parâmetros são exatamente os mesmos do Enhanced Ecommerce.

Parâmetros de promoções

A coleta de promoções internas é um elemento pouco utilizado no Enhanced Ecommerce do UA (no nosso último post, vimos que nem o Google implementou corretamente). Uma das razões pode ser a falta de conexão das promoções com os produtos, que geralmente são os assuntos das promoções internas. No Enhanced Ecommerce as promoções tem um id, nome, e outras informações a respeito da arte ou da posição na página.

Já com App + Web, as promoções estarão integradas na jornada de compra do usuário, permitindo que tenhamos uma visão ainda mais completa. Essa é uma das mudanças de maior impacto nos dados de Ecommerce.

Relatórios de Ecommerce com App + Web

Ainda não temos uma conta demo com o Ecommerce totalmente implementado, então vamos utilizar os exemplos providos pelo Google. Conforme as novidades forem lançadas, podemos fazer atualizações por aqui.

Overview

Clicando em “Ecommerce” no menu lateral, temos acesso ao relatório de visão geral:

Items

Cada uma das seções na visão geral (chamadas de “widgets”) pode ser clicada, de forma semelhante aos relatórios do Firebase. Neste caso, ao clicar em “View Items ->”:

Funil de compras

Dois dos relatórios mais importantes do Enhanced Ecommerce no UA são os de Shopping Behavior e Checkout Behavior, que trazem o funil de compra dos usuários de forma completa. Esses relatórios ainda não estão disponíveis com App + Web, mas nós podemos criar os nossos próprios utilizando a parte de Funnels do Analysis (que nessas propriedades já não está em beta). Também temos um exemplo dessa implementação:

A grande vantagem de poder utilizar o Analysis para esse tipo de funil é a possibilidade de acrescentar filtros e segmentos, o que é limitado no relatório padrão do UA.

Considerações finais

Apesar de de ser muito nova, a propriedade App + Web já evoluiu muito desde o seu lançamento, e ainda tem muito potencial para revolucionar a análise dos canais digitais — com muitas novidades para os ecommerces. Muito mais está à caminho, por isso acompanhe o blog da DP6 pra continuar por dentro das novidades!

Se quiser saber mais sobre a implementação, já temos aqui no blog um Guia Prático de configuração. Também usamos como base algumas documentações oficiais de App+Web e Firebase.

E se você ainda não leu o post anterior dessa série, nós detalhamos todos os relatórios de Enhanced Ecommerce do GA.

Carlos Eduardo Magalhães | Técnico em Processamento de Dados e estudante de Microeletrônica. Atualmente desenvolvedor e Engenheiro de Dados na DP6, trabalha com a coleta e estruturação de dados desde 2019.

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