Principais Tendências de Tecnologias para o Marketing Digital em 2018
Muitas tecnologias estão ganhando maturidade no mercado de Marketing Digital e estão tornando-se tendências para uso em larga escala no Brasil e no mundo. Com isso, vamos listar as 5 (cinco) principais tecnologias que devem ganhar relevância em 2018.
Firebase
O Firebase é um ecossistema focado no desenvolvimento de aplicativos mobile. Um robusto SDK que contempla ferramentas para facilitar a implementação de uma série de soluções que estão divididas em 3 (três) categorias: Análise, Desenvolvimento e Crescimento.
Análise: Permite utilizar um conjunto de ferramentas para monitorar o comportamento do seu aplicativo, realizar a coleta de erros, de eventos interação dos usuários e análise de performance.
Desenvolvimento: As ferramentas de desenvolvimento incluem um poderoso banco de dados real-time, hosting de web sites e armazenamento de arquivos. Também possui um recurso para realizar testes de usabilidade para Android.
Crescimento: As ferramentas aqui cobrem notificações personalizadas, customização de conteúdo e links dinâmicos (links externos que direcionam usuários diretamente para conteúdos internos do aplicativo) que visam personalizar a interação do usuário com os aplicativos.
Com sua integração com o Google Tag Manager e Google Analytics, o Firebase está ganhando cada vez mais relevância por facilitar a coleta de dados e possuir ferramentas que permitam aplicar a comunicação com os usuários, por exemplo, utilizando o componente de Push Notifications do Firebase.
Para entender como essa ferramenta pode auxiliar na evolução seu aplicativo, dê uma olhadinha na nossa série de artigos sobre o Firebase: Desenvolvimento e coleta de dados em mobile — Firebase: 1 de 4.
Você também pode assistir nosso webinar feito por um de nossos especialistas em mobile: Webinar Firebase (conteúdo em inglês).
Linguagem R
R é uma linguagem de programação gratuíta para computação estatística e visualização de dados que pode ser utilizada nas principais ferramentas de visualização de dados como Tableau e Power BI.
Com uma sintaxe simples, baixa curva de aprendizado e várias bibliotecas para análise de dados, vem tornando-se uma ferramenta valiosa para os analistas que precisam entender as tendências dos seus dados e auxiliar na tomada de decisão.
Python e Aprendizado de Máquina
Aprendizado de máquina é uma combinação de tecnologias e conceitos que está ganhando cada vez mais relevância para otimização de mídia e conteúdo em Marketing Digital.
Python é uma linguagem de programação gratuíta e leve que possui baixa curva de aprendizado por possuir uma sintaxe simples e possuir inúmeras bibliotecas para aplicação de aprendizado de máquina.
Já o aprendizado de máquina é um subcampo da Ciência de Computação que nos permite utilizar, por exemplo, reconhecimento de padrões para classificar perfil de usuários que consomem os produtos e serviços da sua empresa.
Através de algoritmos podemos analisar grandes volumes de dados e tentar identificar, por exemplo, o quanto um perfil de usuário tem propensões de comprar um determinado produto, auxiliando na tomada de decisão sobre o negócio.
Google Cloud
Assim como em 2017, o Google Cloud volta como uma grande tendência para 2018 para nós brasileiros, pois a venda do produto passou a ser realizada em Reais (BRL), o que removeu boa parte dos impostos que eram cobrados quando a solução era em Dólar Americano (US).
O Google Cloud fornece um ecossistema que nos permite escalabilidade e infraestrutura para aplicações emergentes com soluções para banco de dados, máquinas virtuais, versionamento de código e hospedagem de aplicações para facilitar e centralizar as principais necessidades das principais aplicações do mercado. Possui integração com a Analytics Suite 360, permitindo realizar análise de dados (por exemplo, dados do Google Analytics 360) através das soluções de aprendizado de máquina que o Google Cloud.
Google Cloud Dataprep
Ainda no mundo do Google Cloud, o Goolge Cloud Dataprep é a mais nova solução para explorar, limpar e preparar visualmente dados estruturados e não estruturados que passarão por uma análise, com apenas alguns cliques, sem a necessidade de utilizar códigos complexos.
Com simplicidade e com um preço acessível é possível tratar grandes bases de dados para serem utilizadas em dashboards e relatórios de diversas fontes de dados, como Google Analytics e AdWords.
Possui uma integração nativa com o BigQuery, o serviço de armazenamento de dados de baixo custo do Google, o que permitirá utilizar essas bases geradas em diversas aplicações, como por exemplo, o Google Data Studio.
O que esperar de 2018
Esse é apenas um overview das tecnologias que estão ganhando espaço dentro do mercado de Marketing Digital, há muitas outras que poderão ajudar seu negócio e permitir que sua empresa, seu aplicativo, seu produto seja cada dia mais relevante nesse mercado competitivo. Qualquer dúvida sobre qual a melhor solução para a sua empresa, fale com a DP6 que com certeza teremos sugestões sobre como atuar.
Ao longo do ano, teremos ainda mais artigos sobre essas ferramentas e tecnologias, então fiquem de olho e até o próximo insight.
Perfil do autor: Robson Oliveira | Formado em Sistemas de informação pela Universidade São Judas Tadeu, sou Data Engineer na DP6. Apaixonado por Análise de Dados e Business Intelligence, buscando sempre o melhor caminho para insights a partir dos dados ao meu redor