O Google acabou de anunciar (no dia 16 de março de 2022) que todas as propriedades Standard — ou seja, gratuitas — do Universal Analytics vão parar de processar novos hits no dia 01 de Julho de 2023. Mas o que isso significa?
Bom, para começar, significa que se você usa o Google Analytics, já deveria estar se preparando para usar o GA4 como fonte dos seus dados. Mas vamos explicar melhor:
Para começar, as datas para clientes Standard e clientes 360 — o plano pago de GA — são diferentes. Enquanto as propriedades Standard têm mais ou menos 15 meses (01/07/2023), as contas 360 têm até Outubro do mesmo ano para coletar dados (3 meses a mais, até 01/10/2023). Após essas datas, as propriedades deixarão de coletar hits, mas continuarão disponíveis na interface por alguns meses para que possamos acessar os dados históricos.
Resumindo:
- Até 01 de Julho de 2023 (01 de Outubro de 2023, se você for um cliente 360), você pode continuar usando e coletando novos dados para suas propriedades de Universal Analytics.
- Depois dessa data, você vai poder acessar os dados históricos da sua propriedade por pelo menos 6 meses. A recomendação é exportar o máximo possível dos seus dados até lá.
- Ainda não foi definida uma data final para a existência do Universal Analytics, mas em algum momento de 2024 essas propriedades não estarão mais disponíveis. Isso que dizer que não conseguiremos usar a interface ou a API após essa data. E apenas reforçando, ainda não temos uma decisão definitiva de qual é esse dia.
E agora que o Universal Analytics (UA) tem uma data para acabar, precisamos realmente nos preparar para a migração para o GA4. Esse é o novo tipo de propriedades do Google Analytics, e como já falamos aqui no blog várias vezes, veio para substituir de vez o UA.
E existem várias diferenças. Para começar, o Universal Analytics surgiu quando o “Digital” era sinônimo de “Web”, e isso é refletido no seu modelo. A maior parte dos relatórios foram feitos baseados em sessão (um conceito que surgiu junto com a web), e a identificação dos usuários é feita com base nos cookies — que como vocês devem estar cansados de escutar, também estão com os dias contados.
Em contrapartida, o GA4 nasceu com a proposta de analisar a jornada dos usuários através de diferentes plataformas e dispositivos, e já começou no mundo com todas as preocupações e regulamentações de privacidade do usuário. Por isso o GA4 é baseado em usuários e eventos, ao invés de somente em sessões.
Além disso, o próprio modelo de dados é diferente. Enquanto no UA temos vários tipos diferentes de “hits” (pageviews, eventos, etc), e todos com uma estrutura definida, no GA4 nós só temos eventos e parâmetros de eventos, e a estrutura é bem flexível. Claro que existem estruturas sugeridas, mas todos os eventos aceitam parâmetros customizados*.
*Apesar disso, não existem parâmetros customizados de produto.
E para usos mais avançados, como a utilização dos dados exportados para o BigQuery, as mudanças são ainda mais drásticas — mas podemos deixar isso para um outro post.
Voltando ao assunto principal, o aviso é simples: você tem mais ou menos 15 meses para fazer a migração para o GA4. E isso não quer dizer que você deve esperar esse tempo para ficar preocupado. Na verdade, se você ainda não começou, a hora é agora. No ano passado fizemos uma série de posts falando sobre esse assunto, mas podemos fazer uma versão atualizada com as novidades mais recentes.
E a importância dessa preocupação se dá por 2 motivos:
- Como sempre defendemos aqui na DP6, para o melhor uso do analytics é preciso planejar, implementar e validar. Esse planejamento pode levar um bom tempo, principalmente considerando que agora não existe uma estrutura padrão. No caso do GA4 ainda precisamos de um quarto passo, que é a criação dos relatórios.
- Além disso, várias análises são feitas fazendo a comparação com dados históricos. Nesse caso, se você quiser uma visão completa de 1 ano lá no fim do prazo de existência do UA por exemplo, você tem só 3 meses. De qualquer forma, como boa parte da inteligência aplicada no GA4 vem de Machine Learning, dados históricos são essenciais para o melhor proveito dos insights e previsões.
Sei que parece assustadora a ideia de simplesmente desligar a ferramenta que serviu de fonte de dados de Analytics pelos últimos anos, mas vai ficar tudo bem. O GA4 é diferente, mas é melhor que o UA em muitos sentidos: o esquema dos dados é mais simples de entender, tem muita tecnologia nova sendo usada, e está muito mais pronto para se adaptar às necessidades que vêm com o avanço tecnológico. Então o que você precisa fazer a seguir é o seguinte:
Aprenda tudo que puder sobre o GA4
- Como eu falei, já temos vários posts aqui no blog sobre GA4, desde que ele foi anunciado lá atrás. Também temos conteúdo no nosso instagram, podcast e no nosso canal do YouTube. Além disso, recomendamos também os blogs Digital Debrief e o do Simo Ahava (ambos em inglês), que tem muito conteúdo sobre a utilização e implementação do GA4.
- Aproveite a Demo Account do GA4 para explorar caso ainda não tenha uma coleta implementada. Mais importante, compare com o que você sabe de UA, tente fazer os relatórios que você usa e e entender bem quais são as diferenças.
Acompanhe as novidades
Muita coisa foi lançada nos últimos meses. Dentre elas, nós destacamos:
2021
- Importação de dados de eventos offline
- Seção de “Advertising” com relatório de Caminhos de conversão e de Comparação de modelos
- Utilização de métricas preditivas para audiências
- Self-service upgrade ou downgrade das propriedades para 360
- Explorações sem amostragem (apenas para 360)
- Importação da conexão com Google Ads do Universal Analytics para o GA4
2022
- Modelo de atribuição Cross-channel Data-driven
- Filtro em nível de eventos para a exportação do GA4 para o BigQuery
- Integração com o Display & Video 360 e com o Search Ads 360
- Criação de subproperties e propriedades roll-up
Alguns desses lançamentos têm muitos detalhes, por isso vamos explicar melhor em um outro post. Por hora, você pode acompanhar as novidades no canal oficial do GA4.
Comece a utilizar hoje
Quanto antes você começar a usar o GA4, melhor. Não só porque é uma ferramenta nova, mas porque como já falamos, muitos conceitos são diferentes. Algumas métricas podem ser diferentes, e como temos poucos relatórios padrão na interface, você vai precisar criar algumas explorações para fazer suas análises. De qualquer forma, ficam aqui os posts que fizemos sobre o assunto:
- Google Analytics App + Web — Enhanced Ecommerce | by DP6 Team
- GA4: O que é e como se preparar para a nova geração do Analytics | Blog DP6
- GA4 — Como planejar a arquitetura de uma nova conta do Google Analytics 4 | by DP6 Team | Blog DP6
- GA4 — Cuidados a se tomar durante a implementação e validação
- Novas análises e insights com GA4 | by DP6 Team
- GA4 — O futuro da ativação de mídia | by DP6 Team
A data de aposentadoria do Universal Analytics está definida, e agora precisamos seguir em frente. Se tiverem dúvidas, podem deixar aqui nesse post que voltamos em breve para responder. E continuem nos acompanhando para receber as novidades!
Perfil do autor: Carlos Magalhães | Google Certified Professional Data Engineer e Professional Cloud Architect. Atualmente desenvolvedor e Engenheiro de Dados na DP6, trabalha com coleta e estruturação de dados desde 2019.
Tem alguma dúvida sobre marketing digital?
Conheça o #DP6Responde. Você pode trazer todas as suas dúvidas e nós responderemos para você em formato de vídeo. Nosso time de especialistas é formado por profissionais com trajetórias fora da curva e que estão preparados para informar tudo o que você sempre quis saber sobre a cultura data-driven.
Clique aqui e envie sua pergunta para os nossos especialistas.
Outros canais da DP6
contato@dp6.com.br
Site: https://www.dp6.com.br
DP6 News: https://info.dp6.com.br/dp6-news
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/dp6
Instagram: https://www.instagram.com/somosdp6/
Facebook: https://www.facebook.com/dp6.com.br
Podcast: https://anchor.fm/podcastdp6
YouTube: https://www.youtube.com/c/DP6br/videos
Projetos Open Source: https://dp6.github.io